Corinthians e Flamengo se enfrentam hoje pela final da Copa do Brasil

Corinthians e Flamengo entram em campo nesta quarta-feira para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil. A bola rola às 21h45 (de Brasília) na Neo Química Arena.

Os dois clubes buscam o tetracampeonato da competição. O Corinthians foi campeão em 1995, 2002 e 2009. O Flamengo levantou o troféu em 1990, 2006 e 2013.

Essa é a primeira vez que as equipes se enfrentam na final do torneio. Aliás, é apenas o segundo duelo entre os dois clubes de maior torcida do país em busca de uma taça. A única vez havia sido em 1991, na Supercopa do Brasil. O jogo único definiu o melhor entre os campeões nacionais de 1990: o Corinthians tinha faturado o Brasileirão, e Flamengo, a Copa do Brasil. O Timão fez 1 a 0.

Pela Copa do Brasil, os clubes se enfrentaram em três oportunidades. Em 1989, nas quartas de final, o Flamengo passou pelo gol fora de casa. Venceu por 2 a 0 no Rio e perdeu por 4 a 2 em São Paulo. Em 2018, na semifinal, o Corinthians avançou com empate em 0 a 0 no Maracanã e vitória por 2 a 1 na Neo Química Arena. No ano seguinte, pelas oitavas de final, os rubro-negros tiraram os corintianos com dois triunfos por 1 a 0.

Agora, 31 anos depois, o técnico Vítor Pereira tenta conquistar a sua primeira taça no Brasil sob o comando do Corinthians. Para chegar até a final, o Timão despachou Portuguesa-RJ, Santos, Atlético-GO e Fluminense, sempre com boas vitórias dentro do estádio de Itaquera.

Dorival Júnior chega à terceira final de Copa do Brasil, as duas anteriores foram disputadas com o Santos. Venceu em 2010, mas acabou derrotado cinco anos depois. A competição, aliás, é a única que falta em território continental para jogadores que estão no clube desde 2019 – no período, o Flamengo não disputou a Sul-Americana. Para chegar à decisão, os rubro-negros tiraram Altos-PI, Atlético-MG, Athletico-PR e São Paulo.

TRANSMISSÃO – A TV Globo transmite a partida para todo o país, com Cléber Machado na narração, e os comentários de Ana Thaís Matos e Roger Flores. Também para todo o território nacional, Milton Leite narra, e Maurício Noriega e Pedrinho como comentaristas por Sportv e Premiere.

Com informações GE