Em duelo eletrizante, Alexandre Pantoja supera mexicano e conquista cinturão no UFC 290

Realizado neste sábado (8), em Las Vegas (EUA), o UFC 290 foi, seguramente, um dos melhores dos últimos anos no MMA. Com lutas de alto nível do início ao fim, o evento teve momentos épicos e emocionantes. Na luta principal da noite, com uma atuação estratégica e dominante, Alexander Volkanovski derrotou o mexicano Yair Rodriguez por nocaute técnico no terceiro round e segue como campeão na categoria peso-pena.

No co-main event do UFC 290, o campeão agora atende pelo nome de Alexandre Pantoja. Em uma luta épica e emocionante, o brasileiro protagonizou uma verdadeira batalha contra Brandon Moreno e, após cinco rounds de combate, derrotou o mexicano na decisão dividida dos jurados, se tornando o novo campeão do Ultimate na categoria até 57kg.

Além de Alexandre Pantoja, outros dois brasileiros brilharam e venceram no UFC 290. Em ação no card preliminar, a peso-palha Denise Gomes “quebrou a banca” e, em apenas 20 segundos de duelo, nocauteou a então invicta Yazmin Jauregui de forma impressionante. Já o meio-pesado mineiro Vitor Petrino também brilhou e, com um justo katagatame, finalizou o polonês Marcin Prachnio no terceiro assalto.

Volkanovski domina Rodriguez e nocauteia o mexicano

Protagonistas da luta principal do UFC 290, Alexander Volkanovski e Yair Rodriguez começaram a luta se estudando, mas logo na sequência, o australiano derrubou o mexicano e, por cima, acertou alguns golpes no ground and pound, levando vantagem no primeiro round. Rodriguez iniciou o segundo assalto conectando bons chutes altos, mas seguindo sua estratégia, Volkanovski voltou a aplicar queda sobre Yair e, mais uma vez, se manteve em posição de domínio, abrindo dois pontos sobre o adversário.

Na terceira parcial, o combate vinha ocorrendo de forma mais burocrática na trocação, até que Yair Rodriguez apertou o ritmo e soltou golpes precisos na média distância. O campeão Alexander Volkanovski, todavia, voltou a ter o controle das ações na metade final da parcial e, com fortes golpes de direita e mais uma queda, levou o mexicano ao chão. Na sequência, o australiano sentiu o bom momento e, com mais uma forte sequência de golpes, conseguiu o nocaute sobre Yair Rodriguez, mantendo o cinturão peso-pena em sua posse.

Em luta épica, Pantoja supera Moreno e conquista o cinturão peso-mosca

No co-main event do UFC 290, ainda nos primeiros segundos, Alexandre Pantoja partiu para cima na trocação, mas logo foi controlado por Brandon Moreno, que o pressionou contra a grade. Novamente na luta em pé, o mexicano vinha melhor nos golpes de média distância, mas foi surpreendido por um potente golpe de encontro do brasileiro, que o levou a knockdown. No fim, Pantoja conectou mais alguns golpes e terminou o primeiro round em vantagem.

No segundo assalto, Moreno cresceu de produção e acertou diversos jabs no rosto do carioca. Na sequência, Brandon grudou nas costas de Alexandre, conseguiu a queda, mas o brasileirou trouxe o combate para a trocação novamente, onde se manteve melhor e igualou as ações na luta. Na terceira parcial, Alexandre Pantoja mudou sua postura e, de forma técnica, derrubou o mexicano, grudando em suas costas. O campeão, no entanto, soube se desvencilhar e saiu da posição. Com a luta mais uma vez na trocação, Brandon vinha mais uma vez superior, mas o brasileiro conseguiu nova queda, porém, novamente não conseguiu sustentar a posição, apesar da leve superioridade no assalto.

Os dois atletas retomaram a trocação insana no quarto round, e mais uma vez, Alexandre Pantoja derrubou o mexicano, onde se manteve em posição de superioridade durante grande parte da parcial e abriu importante vantagem no confronto. No quinto e último round, ambos seguiram bastante ativos na luta em pé, com grandes momentos protagonizados pelo mexicano e pelo brasileiro. Já na metade final, Alexandre Pantoja conseguiu mais uma importante queda e, logo em seguida, grudou nas costas de Moreno, que estava em pé.

No fim, após cinco rounds de uma luta eletrizante no UFC 290, Alexandre Pantoja foi declarado vencedor na decisão dividida dos jurados e se tornou o novo campeão peso-mosca do Ultimate. Além disso, foi a terceira vitória do brasileiro em três lutas contra o mexicano.

Denise Gomes nocauteia mexicana em apenas 20 segundos

O duelo entre Yazmin Jauregui e Denise Gomes foi rápido e devastador. Em ação no card preliminar do UFC 290, a brasileira não tomou conhecimento da mexicana – favorita no confronto – e partiu para cima de forma inesperada. Com um forte golpe de direita, Denise levou Yazmin a knockdown e, depois disso, conectou uma sequência brutal de golpes no ground and pound, fazendo com que o árbitro central interrompesse em pouquíssimo tempo, decretando a vitória da gaúcha em apenas 20 segundos de combate.

Com o resultado, Denise Gomes emplaca sua segunda vitória em três lutas no UFC. Além disso, a brasileira, que conquistou o nocaute mais rápido da história da categoria peso-palha feminino do UFC, colocou fim à invencibilidade da mexicana Yazmin Jauregui, que vinha com 10 triunfos, sendo dois pelo Ultimate.

Vitor Petrino dá show e finaliza polonês

Primeiro brasileiro a entrar em ação no UFC 290, Vitor Petrino iniciou o confronto entrando na trocação franca contra Marcin Prachnio. Com bons chutes altos e um cruzado de direita, seguido de uma bela queda, o mineiro mostrou suas credenciais e levou vantagem no primeiro round. Petrino começou o segundo assalto aplicando nova queda sobre Prachnio, onde por cima, trabalhou com bons golpes no ground and pound. Na sequência, o brasileiro buscou uma kimura, mas não conseguiu encaixar o golpe. Na sequência, ao buscar a montada, Vitor conseguiu a transição para as costas e quase finalizou no mata-leão.

Mais desgastados, os dois lutadores começaram o terceiro e último round de forma mais cadenciada. Seguindo a estratégia da sua equipe, Vitor Petrino voltou a derrubar Marcin Prachnio e, com muita calma e técnica, conseguiu mais uma transição, dessa vez para o katagatame, e enfim, fez o polonês dar os três tapinhas em sinal de desistência. Com a vitória, o brasileiro segue invicto no MMA, agora com nove vitórias, sendo duas delas pelo UFC.