Pedro brilha, Flamengo bate o Palmeiras e acirra disputa pelo título no Brasileiro

Em confronto direto na briga pelo título, o Flamengo contou com o brilho de Pedro para superar o Palmeiras por 3 a 2, neste domingo (19), no Maracanã, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O camisa 9 participou de todos os gols do Rubro-Negro no duelo. Primeiro, deu assistência para Arrascaeta estufar a rede. Depois, sofreu um pênalti, convertido por Jorginho, e fez o terceiro. Vitor Roque e Gustavo Gómez maracaram pelo Verdão.

Com o resultado, o time comandado por Filipe Luís chegou aos mesmos 61 pontos do rival, mas ainda na vice-liderança – tem uma vitória a menos na competição. O próximo compromisso do Fla será pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores da América, contra o Racing (ARG), quarta-feira (22), às 21h30 (de Brasília), também no Maracanã.

Depois de um início truncado, mas com certo domínio do Palmeiras, foi o Flamengo que balançou a rede. Rossi lançou para Pedro, que fez ótimo pivô e mandou para Arrascaeta. O uruguaio, cara a cara, bateu rasteiro para abrir o placar, aos nove minutos.

Desde então, a partida ficou mais aberta. O Verdão aproveitou e, aos 23, deixou tudo igual: Khellven cruzou e Vitor Roque, de cabeça, marcou. Na sequência, Léo Ortiz precisou ser substituído por dores no tornozelo direito. Danilo entrou. Flaco López obrigou Rossi a trabalhar em chute firme.

Após a defesa do argentino, o Rubro-Negro tomou o controle do duelo e foi letal. Aos 37, Emerson Royal tocou para Pedro, que invadiu a área e foi derrubado por Bruno Fuchs. Wilton Pereira Sampaio assinalou pênalti e Jorginho, com maestria, mandou para dentro. Logo depois, Pedro roubou a bola na intermediária ofensiva e disparou. Arrascaeta tocou na medida e o camisa 9, de frente para a meta, não perdoou.

Sob chuva forte, o Palmeiras voltou ligado do intervalo para tentar diminuir a desvantagem. Vitor Roque arriscou de longe e acertou o travessão em chute desviado. Para dar maior gás ao Flamengo, Filipe Luís chamou Carrascal, Saúl e Plata – saíram Arrascaeta, Pulgar e Samuel Lino.

Felipe Anderson teve boa chance em ataque rápido do Verdão, mas bateu por cima. O Rubro-Negro respondeu em cobrança de falta de Luiz Araújo, que assustou Carlos Miguel. Pouco após a entrada de Bruno Henrique no lugar de Pedro, Carrascal quase fez o quarto.

O time paulista tentou pressionar, mas praticamente não levou perigo – Gustavo Gómez diminuiu em uma das poucas oportunidades criadas, aos 48. Sendo assim, vitória da equipe carioca, que acirrou ainda mais a disputa pelo título brasileiro. Agora, ambos somam 61 pontos – vantagem é do Palmeiras, que tem um triunfo a mais na competição.

Flamengo 3×2 Palmeiras
Data e hora: 19/10/2025, às 16h
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Gols: Arrascaeta, aos 9 min/1ºT (1-0); Vitor Roque, aos 23 min/1ºT (1-1); Jorginho, aos 41 min/1ºT (2-1); Pedro, aos 44 min/1ºT (3-1); Gustavo Gómez, aos 48 min/2ºT (3-2).
Cartões amarelos: Pulgar, Alex Sandro e Carrascal (FLA); Maurício e Gustavo Gómez (PAL).