Fenômeno: ‘chuva de peixes’ atinge cidade do Texas, nos EUA, e intriga moradores

ESTADOS UNIDOS – Moradores da cidade norte-americana de Texarkana, no Texas, testemunharam uma cena bastante inusitada na última quarta-feira (29): eles viram uma “chuva” de peixes caindo do céu durante alguns minutos.

O fenômeno foi registrado pela prefeitura local em um post no Facebook. “2021 está entregando todos os seus truques… incluindo chover peixes em Texarkana hoje. E não, isso não é uma piada”, diz a postagem.

A prefeitura de Texarkana descreve a “chuva animal” como um “fenômeno que ocorre quando pequenos animais aquáticos como sapos, caranguejos e peixes pequenos são arrastados por trombas ou correntes de ar que ocorrem na superfície da Terra”.

Segundo informações, os animais não voadores podem viajar quilômetros em uma nuvem após serem varridos por uma tempestade. A nuvem libera água, despejando no solo os seres vivos arrastados pela tromba d´água ou corrente de ar.

Christopher S. Baird, professor assistente da West Texas A&M University (EUA), conta em seu site especializado em responder questões científicas que “chuvas de peixes” são raras e normalmente tornados são os culpados por esses acontecimentos. Isso porque quando eles atravessam corpos d’’água, os tornados formam as trombas.

Essas últimas, por sua vez, sugam a água de um lago ou do oceano junto a peixes e outras criaturas aquáticas. “Os peixes são sugados pelo vórtice do tornado e depois soprados nas nuvens até que a velocidade do vento diminua o suficiente para deixá-los cair de volta ao solo, talvez a quilômetros de distância de onde começaram”, explica Baird.