Hemoam será responsável por armazenamento de 5,8 mil doses de vacinas

A capital amazonense deve receber 5.850 mil doses da vacina da Pfizer para imunização de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente. As doses necessitam de conservação em freezer de temperatura ultrabaixa. Em Manaus, a Fundação Hemoam é a única com esse tipo de câmara frigorífico e manterá as vacinas armazenadas.

O imunizante possui particularidades diferentes dos anteriores distribuídos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e precisa ser conservado em temperatura de -20°C. Nas salas de vacinação, onde a refrigeração é de +2°C a +8°C, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias.

As vacinas são para aplicação de apenas uma dose. O Ministério da Saúde ainda está devendo aos municípios as segundas doses para completar a imunização e a previsão é de que aconteça nas próximas semanas. O intervalo de uma dose para outra é de 12 semanas. Nesta remessa, serão enviadas 499,5 mil doses, divididas de forma proporcional e igualitária entre todos os estados e Distrito Federal.

No ultimo dia 27 de abril, a Prefeitura de Manaus suspendeu a vacinação por falta do insumo. A Secretaria Municipal de Saúde está esperando a chegada de mais doses para reiniciar a vacinação. No momento, somente aplicação de segunda dose está acontecendo.