Lei criada por Glória Carrate garante nova despesa para manauaras

Uma nova lei de autoria dos vereadores Fransuá (PV) e Glória Carratte (PL), o projeto de lei (PL) de nº 216/2020, que proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais de Manaus, foi aprovado na câmara municipal de Manaus (CMM) e deve seguir para a sanção do prefeito David Almeida (Avante).

A lei garante mais uma despesa para os manauaras, já que além de pagar preços absurdos com as compras, agora deverão também pagar pelas sacolas plásticas. Segundo o texto de apresentação do projeto de lei, ele tem a finalidade de estimular o uso de sacolas reutilizáveis que não prejudiquem o meio ambiente, entretanto, o que vai acontecer é que os consumidores terão uma nova dor de cabeça e gastarão mais dinheiro.

A lei deverá ser implementada a partir do dia 30 de setembro deste ano e os estabelecimentos comerciais ficarão obrigados a afixar placas informativas, com a frase: “Poupe recursos Naturais! Use sacolas Reutilizáveis”.

Com a nova lei, Glória Carrate passa a garantir que os manauaras precisarão arrumar formas de levar suas compras para casa ou gastar dinheiro adquirindo uma sacola que não pode ser de plástico.