Pessoas com deficiência começam a ser vacinadas no próximo sábado

A Prefeitura de Manaus começa a vacinar, no próximo sábado, 15/5, Pessoas com Deficiência Permanente (PcD), com idade de 18 a 59 anos, moradores na capital.

Elas fazem parte dos grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde (MS) para a vacinação contra a covid (coronavírus) e compõem uma população estimada de 77,6 mil pessoas.

Inicialmente, conforme definido pelo Plano Nacional de Operacionalização da campanha, devem ser contempladas as 26,8 mil que recebem, no município, o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“Depois das gestantes e mães de bebês com até 45 dias, que começaram a ser imunizadas no início desta semana, avançamos novamente, chegando agora até as pessoas com deficiências permanentes. Essas pessoas enfrentam muitas dificuldades por causa das suas limitações, até mesmo para o isolamento social e outras medidas de prevenção à covid-19, o que as coloca em situação de maior vulnerabilidade”, observa o prefeito David Almeida.

De acordo com David, o município vem mantendo o ritmo de vacinação de acordo com a disponibilidade de doses.

Em face disso, já começou a planejar a imunização dos próximos grupos prioritários.

Nesses grupos, por exemplo, incluem-se a população e os funcionários do sistema de privação de liberdade, além das pessoas em situação de rua e também os trabalhadores da educação.

Para os profissionais da educação já está aberto o cadastramento no “Imuniza Manaus” nas categorias  ensino básico (creches, pré-escolas, ensino fundamental, médio, profissionalizante e de jovens e adultos) e ensino superior.

Pessoas com deficiência permanente são as que têm impedimento físico, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, orienta para que essas pessoas façam, se possível, o cadastro no “Imuniza Manaus”, aberto para o grupo desde o último dia 5.

Todos os pontos de vacinação da Semsa, localizados nas quatro regiões geográficas da cidade, poderão receber as pessoas do grupo PcD, à exceção da Escola de Enfermagem, que é ponto exclusivo para a segunda dose dos trabalhadores da saúde.

Os locais de vacinação funcionam das 9h às 16h, em sistema de ponto fixo (para os que chegam a pé) e drive-thru, para os que serão vacinados sem sair do carro.

 

Gestantes e puérperas 

A vacinação também avança para as mulheres gestantes e puérperas (com até 45 dias de pós-parto), que desde a última segunda-feira, 10/5, estavam sendo vacinadas desde que tivessem comorbidades.

A partir desta quarta-feira (12), a campanha estará aberta para as que não apresentam nenhuma doença preexistente.

Para todas elas, não será mais obrigatório o agendamento via “Imuniza Manaus”.

Assim como para as pessoas com deficiência, as gestantes e puérperas passam a ser atendidas com ou sem agendamento.

A vacinação para este grupo permanece com exclusividade no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola.

A estimativa é de que, em Manaus existam, no momento, 28.454 gestantes e 4.677 puérperas.