Visa Manaus conclui participação no 9º Simbravisa com 10 trabalhos científicos expostos

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) concluiu, nesta sexta-feira (24/11), sua participação no 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), realizado em João Pessoa (PB). Dez trabalhos científicos elaborados por servidores do órgão foram expostos no evento, demonstrando iniciativas bem-sucedidas da Visa Manaus na capital amazonense.

O Simpósio é organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e tem como objetivo fomentar o diálogo e a troca de experiências e conhecimentos entre órgãos de Vigilância Sanitária de todo o país. A programação deste ano incluiu cursos, oficinas, discussões temáticas, painéis, rodas de conversa e conferências. O evento também promoveu uma homenagem especial ao trabalho dos profissionais de Vigilância Sanitária no enfrentamento à pandemia da Covid-19, entre os anos de 2020 e 2022, quando as ações de monitoramento e prevenção de riscos sanitários adquiriram uma importância ainda maior para a saúde e bem-estar dos brasileiros.

Para o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, a quantidade de trabalhos de servidores no evento demonstra o apoio da Prefeitura de Manaus à qualificação das atividades do órgão. “A Visa Manaus, sob a orientação do prefeito David Almeida, tem se pautado pela intensificação do trabalho educativo, tanto no sentido de estimular a formação e o aperfeiçoamento acadêmico de seus servidores, quanto nas várias ações realizadas junto a supermercados, feiras, cafés, lanches e eventos de massa, entre outros segmentos, onde nossos fiscais orientam comerciantes e o público sobre as boas práticas sanitárias”, afirma.

Os trabalhos selecionados para exposição no 9º Simbravisa refletem a abrangência e a diversidade dessas ações: da elaboração de uma cartilha para orientar o trabalho de batedores de açaí ao uso de ferramentas de dashboard para trazer maior eficiência à gestão, passando pelos esforços preventivos na pandemia, a Vigilância municipal agrega diversas experiências exitosas às discussões do Simpósio.

Serviço
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail [email protected].