3 bilhões de pessoas não têm água e sabão alerta a ONU

A pandemia infectou até o momento mais de 200.000 pessoas no mundo e matou mais de 9.000 em menos de três meses de disseminação

A Organização das Nações Unidas (ONU) advertiu que quase 3 bilhões de pessoas não contam sequer com as armas básicas de proteção: água potável e sabão. Os dados são preocupantes enquanto vários países lutam contra a pandemia do novo coronavírus, que  infectou até o momento mais de 200.000 pessoas no mundo e matou mais de 9.000 desde que surgiu na China em dezembro.

O Fundo das Nações (UNICEF) calcula que 40% da população mundial, ou seja, 3 bilhões de pessoas, carece de meios para lavar as mãos em casa por falta de acesso fácil à água potável, por não ter condições de comprar sabão ou simplesmente pela falta de consciência da importância desta prática.

Enquanto na Europa as autoridades tentam obter mais aparelhos respiratórios para os hospitais, na África se teme a falta de sabão.

O Unicef está distribuindo sabão para um milhão de pessoas, mas a importação representa um desafio em alguns países, devido às restrições de produtos procedentes da China e da Índia.