Bombardeiro nuclear dos EUA sobrevoa região próxima à Venezuela e eleva tensão com Maduro

Um bombardeiro estratégico B-52 dos Estados Unidos, com capacidade para transportar armas nucleares, realizou um sobrevoo próximo à costa da Venezuela nesta quarta-feira (15/10), em meio ao aumento das tensões entre Washington e o governo de Nicolás Maduro.

Além da aeronave identificada como BUNNY03, outros dois bombardeiros do mesmo modelo — BUNNY01 e BUNNY02 — também realizaram voos na região. Os aviões, projetados para transportar armamentos convencionais e nucleares, decolaram da base aérea de Shreveport, no estado da Luisiana (EUA), por volta das 2h50 (horário local).

De acordo com o site de monitoramento de voos Flightradar24, os três bombardeiros pesados sobrevoaram a área próxima à ilha La Orchila, onde funciona uma base militar venezuelana, chegando a menos de 200 km da capital Caracas. Apesar da proximidade, as aeronaves permaneceram em espaço aéreo internacional e não violaram fronteiras.

Até o momento, o governo dos Estados Unidos não se pronunciou oficialmente sobre a operação. No entanto, mais cedo, o Comando Sul (SOUTHCOM) anunciou exercícios militares no Mar do Caribe, com o uso de helicópteros e um grupo anfíbio da Marinha. Segundo comunicado, a ação tem como objetivo “interromper o tráfico ilícito de drogas e proteger a pátria”.