China adota cotonete anal como método mais eficiente para detectar o novo coronavírus

A China está usando cotonetes anais para detectar a presença da Covid-19 em sua população. De acordo com especialistas, o método é mais eficaz que a versão nasal.

Segundo o NY Post, após um menino de 9 anos testar positivo para a variante britânica, o método começou a ser adotado com mais frequência em Pequim. A variante é altamente contagiosa, e os cotonetes são inseridos de 3 a 5 centímetros no ânus dos pacientes.

Por mais que, o cotonete nasal seja o método mais popular na colheita de amostras, o cotonete anal é usado ​​no país desde o ano passado em pessoas que vivem em lugares críticos como Pequim e Xangai.

“Claro, os cotonetes anais não são tão convenientes quanto os cotonetes, então eles só estão sendo usados ​​em indivíduos em áreas importantes de quarentena. Isso reduzirá o retorno de falsos positivos.” – Disse Li Tongzeng, do Beijing You’an Hospital.

“O que sabemos é que, em alguns pacientes infectados, o coronavírus sobrevive por um período mais longo em seu trato digestivo ou excrementos do que em seu trato respiratório” – Conclui.