Ian Watkins, ex-vocalista do Lostprophets, é morto na prisão por outro detento

Mundo – Ian Watkins, ex-vocalista da banda galesa Lostprophets, condenado por crimes sexuais contra crianças, morreu neste sábado (10/10) após ser atacado por um outro detento no presídio HMP Wakefield, no norte da Inglaterra. A polícia de West Yorkshire confirmou que foi registrada uma agressão por volta das 9h39 da manhã local. “Serviços de emergência compareceram e o homem foi declarado morto no local pouco tempo depois”, diz o comunicado oficial.

Histórico da banda Lostprophets

Lostprophets foi uma banda de rock formada em Pontypridd, País de Gales, em 1997, por Ian Watkins e Lee Gaze. O grupo lançou cinco álbuns de estúdio entre os anos 2000 e 2012, alcançando sucesso com singles como “Last Train Home” e “Rooftops”.

Após a prisão de Watkins em 2013, os demais membros encerraram a banda para se relançar, no ano seguinte, com um novo nome: No Devotion.

Condenação por crimes sexuais

Watkins foi condenado em 2013, após admitir a culpa em 13 acusações, incluindo tentativa de estupro, agressão sexual contra crianças menores de 13 anos, conspiração, e posse de imagens pornográficas extremas.

Ele foi sentenciado a 29 anos de prisão, com mais seis anos de supervisão — totalizando 35 anos de pena.

Durante o período encarcerado, Watkins já havia sofrido ataques de outros presidiários. Em 2023, foi esfaqueado dentro da mesma prisão.