
Uma idosa de mais de 80 anos, residente na ilha japonesa de Hokkaido, foi vítima de um golpe financeiro após se envolver emocionalmente com um falso astronauta que dizia precisar de ajuda para comprar oxigênio. O golpista, que mantinha contato com a vítima desde julho pelas redes sociais, alegava que sua nave havia sido atacada e que sua vida estava em perigo devido à falta de suprimentos.
De acordo com o Daily Mail, a mulher morava sozinha e desenvolveu sentimentos pelo suposto astronauta à medida que as conversas avançavam. Sensibilizada com a situação, ela transferiu 1 milhão de ienes (aproximadamente R$ 36 mil) para o golpista.
Após a transferência, a idosa começou a desconfiar de que poderia ter sido enganada e acionou a polícia. As autoridades japonesas divulgaram o caso nesta terça-feira (2) como alerta para evitar os chamados “golpes do amor”, crimes que costumam ter como alvo principalmente pessoas idosas — um grupo significativo na população japonesa.
Recentemente, outro caso similar chocou o país: uma mulher de 65 anos perdeu mais de R$ 200 mil para um golpista que afirmava ser um astronauta russo, também via Instagram. Ele dizia precisar do dinheiro para retornar à Terra e se casar com a vítima.