Idosos devem tomar terceira dose da vacina contra Covid-19 em Israel

ISRAEL – Depois de comemorar a queda intensa de contaminados e mortos pela Covid-19 no país, Israel viu os casos ativos da doença dispararem, passando de 200 para 15 mil no período de um mês e meio.

Segundo as autoridades de saúde locais, a culpada por esse aumento é a variante Delta, que tem uma taxa de transmissão 97% maior do que a cepa original, de acordo com um estudo feito por pesquisadores ligados à Organização Mundial da Saúde (OMS) e ao Imperial College, de Londres.

Para tentar impedir o avanço da doença, o comitê de vacinação contra o coronavírus do Ministério da Saúde de Israel aprovou a administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em idosos, uma vez que eles seriam mais suscetíveis a desenvolver a forma grave da doença. Os membros da delegação decidiram não esperar uma posição final da FDA (Food and Drug Administration, autoridade sanitária dos EUA) sobre o tema.

O assunto estava sendo debatido pelo governo, uma vez que dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde local mostram que aqueles que receberam primeiro as duas doses da vacina da Pfizer teriam maior probabilidade de se infectarem agora, pois o imunizante estaria perdendo a eficácia com o tempo.

Outro estudo, publicado na última terça-feira (27) pela Universidade Hebraica de Jerusalém, também sugeriu que a proteção da vacina na prevenção das formas graves de Covid-19 caiu para 80%, em relação aos cerca de 95% de antes do aparecimento da variante Delta do coronavírus.

Ainda na terça, a própria empresa Pfizer admitiu a seus investidores que uma terceira dose da vacina teria aumentado os anticorpos de cinco a 11 vezes em quem havia se imunizado com as duas doses. Mesmo assim, ainda não se sabe se quem tomar uma nova rodada do imunizante agora poderá receber um reforço novamente.

Isso porque a Pfizer e a Moderna estão trabalhando em novas versões de suas vacinas para que combatam com mais eficiência as variantes do coronavírus. Elas devem ser lançadas até o fim do ano.

 

*Com informações do Metrópoles.