Morre dono da Samsung o homem mais rico da Coreia do Sul

O presidente do conselho da Samsung e da família dona da empresa, Lee Kun-hee, morreu na madrugada deste domingo, 25, aos 78 anos.

Lee foi a segunda geração da família à frente da Samsung. Ele era o terceiro filho do fundador da empresa, seu pai Lee Byung-chul, que fundou a Samsung há 80 anos na Coreia do Sul.

O empresário estava em coma em Seul, capital da Coreia do Sul e já vinha tendo problemas de saúde desde 2014, quando sofreu um ataque cardíaco e se retirou da vida pública.

Foi Lee Kun-hee o responsável por transformar a empresa — então mera fabricante de televisores e eletroeletrônicos baratos — em uma das maiores fabricantes de artefatos de tecnologia do mundo. Atualmente, a Samsung é a líder global em smartphones, à frente de rivais como a americana Apple e a chinesa Huawei, e também se destaca em outras frentes de produção de alta tecnologia.

Lee Kun-hee liderou a Samsung de 1987 a 2008, e depois de 2010 a 2014, quando se retirou. Mesmo no hospital e em coma, foi oficialmente mantido no cargo de presidente do conselho.

Por seus avanços à frente da Samsung, Lee Kun-hee se tornou o homem mais rico da Coreia do Sul. Seu patrimônio é de cerca de quase 21 bilhões de dólares, segundo a Forbes. Ele esteve por seguidas vezes em listas dos empresários mais importantes e influentes do mundo, enquanto a Samsung já chegou a responder por quase um quinto do Produto Interno Bruto (PIB) da Coreia do Sul.

Fonte: Revista Exame