Portugal intercepta embarcação brasileira com 1,6 tonelada de cocaína no Atlântico

A Marinha e a Polícia Judiciária de Portugal interceptaram um navio pesqueiro de bandeira brasileira no Atlântico, transportando mais de 1,6 tonelada de cocaína. A embarcação, supostamente usada por uma organização criminosa para traficar drogas da América do Sul para a Europa, foi localizada a 900 km a oeste do arquipélago de Cabo Verde e escoltada até o local pelas autoridades.

A bordo do barco estavam seis tripulantes brasileiros, que foram detidos pelas autoridades cabo-verdianas. Após uma inspeção, foram encontrados 60 fardos de cocaína escondidos em um compartimento secreto.

A operação, denominada Ventos Alísios, foi conduzida pelo Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcóticos (MAOC), sediado em Lisboa, com a participação de países como Portugal, Espanha, França, Itália, e outros membros do centro. Contou também com o apoio da Polícia Federal do Brasil, da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) e da Agência Nacional contra o Crime do Reino Unido.

O MAOC destacou a importância da cooperação internacional para combater o tráfico marítimo de drogas, ressaltando o impacto dessa ação no enfraquecimento de rotas ilícitas entre os continentes.