Saiba a verdade sobre o vídeo do homem que tem língua e dedos cortados supostamente por ser “X9”

Um vídeo está sendo compartilhado nas redes sociais e no WhatsApp onde mostra um homem que teria sido capturado por criminosos de uma facção, possivelmente por ser ‘x9’. A vítima teve a língua e os dedos da mão cortados com um facão de forma cruel.

Veja a fake news que foi divulgada:

A fake news foi divulgada em grupos de WhatsApp e redes sociais.

O Portal da Capital AM pesquisou o vídeo usando palavras-chave – “língua de homem cortada” – e foi redirecionada para um artigo de 15 de janeiro de 2019 que dizia que “um desertor do exército adolescente foi pego por seus ex-colegas e punido com as mãos e língua cortadas, os olhos do jovem também foram arrancados.

Ele foi capturado em uma incursão do exército na mina de ouro Yin Yan, onde acredita-se ter sido uma das pessoas que tentavam sobreviver na mineração ilícita de ouro.

Segundo o NTN24, o incidente ocorreu na cidade de El Callao, no estado de Bolívar, no sul da Venezuela.

O site também divulgou o nome da vítima de 19 anos, como Leocer Jose Lugo Maiz. Ao procurar seu nome no Twitter, encontramos vários tweets de janeiro de 2019 que falaram sobre o mesmo incidente e exibiram imagens do mesmo homem que no vídeo viral.

Em um tópico no Twitter, Bram Ebus (@BramEbus), jornalista investigativo da Colômbia e Venezuela, relatou o incidente explicando como a mutilação física é um aviso e um castigo nas regiões de mineração da Venezuela.

“Hoje, o exército venezuelano entrou em uma área de mineração chamada“ Yin Yan ”, onde o Leocer José Lugo Maiz, de 19 anos, um desertor do exército recente, foi mutilado após roubar as minas. Oito pessoas foram mortas durante esta incursão ”, twittou Ebrus em 15 de janeiro de 2019.

Um vídeo da mãe do jovem pedindo donativos também foi encontrado