Terremoto de magnitude 7,2 atinge o Haiti, e deixa 227 mortos; veja vídeo

Um terremoto de magnitude 7,2 atingiu o Haiti na manhã de hoje, causando mortes e danos a propriedades no oeste do país, e revivendo memórias terríveis do grave terremoto de 2010.

As autoridades de Defesa Civil do país já confirmaram 227 mortes e “centenas de desaparecidos e feridos”, em nota republicada pelo ministério da Comunicação local.
O terremoto ocorreu por volta das 8h30 (9h30 no horário de Brasília), a 12 km da cidade de São Luís do Sul, localizada a 160 km da capital haitiana, Porto Príncipe, segundo dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). O máximo da escala Richter, utilizada para medição da intensidade de terremotos, é nove.

Tremor é sentido em outros países segundo a agência Reuters, o terremoto foi sentido em outras partes do Caribe, com pessoas fugindo de suas casas por medo de que edifícios desabassem.

“Todo mundo está realmente com medo. Já se passaram anos desde um terremoto tão grande”, disse Daniel Ross, morador da cidade de Guantánamo, no leste de Cuba, acrescentando que sua casa permaneceu firme, mas os móveis tremeram. Não há registro de danos materiais, mortes ou feridos nesses locais.

Terremoto de 2010 Muitos haitianos ainda têm na lembrança o terremoto de 12 de janeiro de 2010, que devastou a capital e várias cidades do interior. Mais de 200 mil pessoas morreram e mais de 300 mil ficar.

 

*Com informações das agências AFP, Reuters e RFI.