quarta-feira, 23, setembro, 2020
Trump diz que a “Incompetência da China” causou pandemia e “massacre”

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou seus ataques à gestão da China da crise do coronavírus e disse que a “incompetência” do país asiático foi o que causou um “massacre global”. O americano está cada vez mais indignado com os efeitos do coronavírus na economia do seu país e critica diariamente a China, onde o vírus apareceu pela primeira vez no final do ano passado.

Trump se referiu em um tuíte ao informe de “um louco” na China, na qual outros atores são supostamente culpados pelo avanço do vírus e exigiu que expliquem a esse “tolo” que foi a “incompetência da China e não outra coisa que causou esse massacre mundial”.

No início da crise, Trump minimizou os riscos e disse em várias ocasiões que a China estava assumindo o controle da epidemia, mas, à medida que o vírus avançava, ele mudou seu discurso e começou a criticar diariamente Pequim.

Em um ano eleitoral em que o aumento do desemprego ameaça suas chances de reeleição em novembro, Trump reitera há semanas que o duro balanço do vírus, que deixou mais de 320 mil mortos no mundo, poderia ter sido evitado se a China tivesse agido de uma maneira diferente desde que foi detectado na cidade de Wuhan. Os Estados Unidos são o país com mais mortes nesta pandemia, com cerca de 91.938 óbitos.

Em seus discursos, Trump também ameaçou a Organização Mundial de Saúde (OMS) de cortar suas contribuições, acusando a instituição de ajudar a China a esconder o alcance da epidemia.

Leia Também

Siga nossas mídias sociais

redacao@portaldacapitalam.com.br

(92) 99514-1517

Portal da Capital Am

Informação com Credibilidade

Copyright © Todos os direitos reservados.