Após morte de PM, Operação Escudo registra seis mortos em confronto com a polícia

A Operação Escudo, intensificada após a morte do soldado da Rota Samuel Wesley Cosmo na última sexta-feira (2), já registra seis mortes em confronto com a polícia. As polícias Civil e Militar estão empenhadas na identificação dos autores do crime, que ainda não foram divulgados.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), a Polícia Civil e Militar estão empenhadas na identificação dos criminosos envolvidos no assassinato de Cosmo. No mesmo dia do ocorrido, três suspeitos, dois de 24 anos e um de 22, foram detidos na Rodovia Anchieta-Imigrantes, próximo a Cubatão. Entretanto, não é possível afirmar seu envolvimento na morte do policial.

Durante a abordagem, foram apreendidos dentro do veículo dos suspeitos uma pistola calibre 9mm municiada, diversos cartões bancários, quatro celulares e um comprovante de transferência bancária no valor de R$ 96 mil.

A SSP-SP informou que, no último final de semana, ocorreram quatro ocorrências de morte decorrente de intervenção policial (MDIP) na região. Na Vila dos Criadores, em Santos, houve três óbitos, mas os suspeitos ainda não foram identificados.

Em outras três ocorrências, cada uma resultando em uma morte, os envolvidos foram identificados e tinham antecedentes por tráfico de drogas, furtos e roubos.

O assassinato de Cosmo ocorreu durante um patrulhamento de rotina na Praça José Lamacchia, no bairro Bom Retiro. Apesar dos esforços para socorrê-lo até a Santa Casa de Santos, o policial não resistiu aos ferimentos.

Uma nova fase da Operação Escudo foi iniciada na região visando identificar e capturar os suspeitos, e a quantidade de criminosos envolvidos no atentado não foi divulgada.

Imagens da câmera corporal do soldado mostram o momento do ataque na última sexta-feira (2). O vídeo evidencia Cosmo caminhando em patrulhamento, sendo surpreendido por um homem armado, vestido com jaqueta azul e bermuda preta. Um tiro é disparado, interrompendo a gravação.

Confira: