
Um ex-policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), apontado como responsável pelo treinamento de traficantes do Comando Vermelho (CV), foi preso, nesta segunda-feira (24), durante uma operação das polícias Civil e Militar, na Muzema, na Zona Oeste. Ele era o principal alvo da ação.
Segundo as investigações, Ronny Pessanha de Oliveira, conhecido como Caveira, é peça-chave na logística da facção, com atuação direta em aliança com lideranças do Complexo da Penha, na Zona Norte. O homem também é investigado pelo crime de lavagem de dinheiro, realizada por meio de uma empresa de vigilância patrimonial utilizada como fachada para movimentações financeiras ilícitas.
Além do envolvimento no tráfico de drogas, a Civil informou que o ex-PM é acusado de controlar, de forma violenta, diversos empreendimentos imobiliários em comunidades como a Muzema, Tijuquinha, Morro do Banco e Sítio do Pai João, usando armas pesadas para expulsar moradores e tomar posse de imóveis.
A primeira fase da Operação Contenção pretende atacar o avanço territorial do Comando Vermelho na Zona Oeste. A ação busca atingir diretamente os principais responsáveis pelo comando das atividades da facção na região, interrompendo o fluxo de dinheiro, drogas e armas que sustentam o grupo.
Atuam na operação a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), delegacias vinculadas ao Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC) e unidades especializadas do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE). Já a Polícia Militar trabalha com a subsecretária de Inteligência da Polícia Militar, o Bope e com a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Vidigal.
Juntas, as unidades cumprem 22 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária.