Em plena pandemia, onde todos nós contamos com o início da vacinação, é inacreditável como ainda existem pessoas querendo se aproveitar da situação para aplicar golpes.
O próprio Ministério da Saúde alertou sobre a tentativa de golpe por meio de notas postadas em seu site.
O golpe funcionava assim: A vítima recebia uma ligação onde o golpista pedia seus dados pessoais para agendar a vacinação.
Com a confirmação a vítima tem os dados clonados e o número do seu aplicativo de mensagens. Portanto, fique atento!
A vacina contra covid será a mesma que outras vacinas, como gripe ou febre amarela. Os pontos- chaves utilizados pela pessoa serão no posto de saúde ou na campanha de imunização onde a pessoa será identificada e cadastrada no local.
Não será preciso cadastro prévio no posto de saúde, nem no aplicativo Conecte SUS Cidadão. O aplicativo só é útil para identificação durante a vacinação.
Portanto, se você receber uma ligação telefônica ou mensagem de texto prometendo providenciar a vacinação e solicitando seus dados pessoais ou outras informações, não forneça e comunique imediatamente às autoridades competentes.


![[Vídeo]: Comerciante reage a assalto e é morto dentro de mercadinho no São José em Manaus](https://portaldacapitalam.com.br/wp-content/uploads/2026/06/A-2-218x150.jpg)
