No Congresso, bancada evangélica quer travar proposta de liberação ao cultivo da maconha

A bancada evangélica do Congresso, tem reunido deputados contrários a liberação do cultivo da maconha, mesmo para fins medicinais. Deputados da comissão especial analisam a proposta que pretende ampliar o acesso a medicamentos a base de Cannabis no país e dar aval para o plantio da erva.

O presidente da Frente Parlamentar Evangélica, Silas Câmara (Republicanos-AM) se mostra contrário a liberação do cultivo. “Somos contra o cultivo e a liberação da maconha. Somos a favor do medicamento, e ainda mais a favor agora porque existe a possibilidade de fazer sinteticamente o canabidiol”, afirmou.

Para ele a comissão não conseguirá a aprovação da proposta caso inclua a liberação em seu relatório.

A comissão foi criada em junho pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e visa reunir projetos sobre o uso medicinal da maconha. O deputado Luciano Ducci (PSB-PR), relator da comissão, já disse que pretende por a proposta de aval em seu parecer.

Para Ducci, a decisão tomada pela Anvisa em vetar o aval ao plantio foi equivocada, pois segundo ele, o plantio da maconha para fins medicinais será monitorado e seria uma bobagem inviabilizá-lo.