Número de assaltos a ônibus do transporte coletivo em Manaus chega a 1,3 mil este ano

Do G1

Em 2019, cerca de 1,3 mil roubos a ônibus do transporte coletivo foram registrados em Manaus. O dado é referente aos casos que ocorreram de janeiro a outubro e foi divulgado neste sábado (7) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Em comparação com o mesmo período de 2018 – que acumulou 2,1 mil registros – houve uma redução de 37%, segundo a SSP.

Um dos casos mais recentes ocorreu em novembro quando um motorista foi esfaqueado dentro de um ônibus linha 059 durante um assalto que ocorreu dentro do transporte coletivo no bairro Campos Sales, Zona Oeste de Manaus. A vítima foi hospitalizada e os suspeitos do crime fugiram.

Apesar do quantitativo de ocorrências, a Secretaria afirma que 16,5 mil abordagens a ônibus foram realizadas na capital. Com isso, 380 mil usuários do transporte público foram abordados por membros da Polícia Militar – que atuam por meio da operação “Catraca”.

Ainda segundo a SSP, a “Catraca” está vinculada à operação “Offline” – que visa o combate à receptação – e resultou na apreensão de 1,3 mil telefones celulares sem nota fiscal. As ações foram desencadeadas para coibir roubos e furtos de celulares em ônibus do transporte público.

De acordo com o governo, a Operação Catraca é realizada em diferentes zonas da cidade e inclui, ainda, a ação Rota Segura, que é centrada nas rotas das empresas do Distrito Industrial.