Polícia Civil prende grupo por praticar “rachas” em Manaus

Na noite de quarta-feira (06) praticantes de “rachas” e “rolezinhos” foram surpreendidos por uma operação conjunta entre Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Ao todo, seis pessoas foram presas e um adolescente de 16 anos foi apreendido.

Foram apreendidos 34 veículos, recuperadas quatro motocicletas com restrição de roubo e emitidos 72 autos de infração de trânsito.

O primeiro flagrante aconteceu na avenida do Turismo, Zona Centro Oeste, segundo o delegado Cícero Túlio, titular da Derfv. “Tínhamos conhecimento de que na noite de ontem iria acontecer uma dessas competições e as equipes se deslocaram até ao local. Houve uma abordagem e foi possível prender quatro pessoas em posse de quatro veículos, entre os envolvidos dessa organização criminosa estão pessoas vinculadas com o tráfico, estudantes universitários, empresários da região metropolitana e operadores do direito”, disse o delegado.

De acordo com o coordenador geral do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), do Detran-AM, Victor Mansur, o segundo flagrante foi realizado por meio do disck denúncia, na plataforma whatsapp.

 “Durante a operação da Derfv, visando combater a prática de corridas clandestinas, o NEOT, por meio de denúncias, iniciou o combate a prática de “rolezinho”, na avenida Max Teixeira, bairro Mauazinho, e conseguimos interceptar um grupo de rolezinho, sendo um menor de idade, além de apreender 29 motocicletas, dessas, quatro estavam com sinais de adulteração na identificação”, disse o coordenador.

Na DERFV, os quatro suspeitos presos no bairro Ponta Negra, após serem autuados em flagrante, pagaram fiança no valor de R$ 2,8 mil cada, foram liberados e irão responder ao processo em liberdade.

 Já para os dois homens autuados por receptação, foi arbitrada fiança no valor de R$ 1 mil para cada, mas até o momento o valor não foi pago. O adolescente foi conduzido para Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai). 

Outras pessoas que integravam o grupo de motociclistas que estavam praticando o racha acabaram autuadas por diversas infrações de trânsito. Ao todo foram emitidos 72 autos aos condutores.