Sete homens são presos suspeitos de integrar organização criminosa

Sete homens identificados como sendo: Aneleima Marques Rodrigues, Cleando Oliveira Almeida, Clodoaldo da Silva Farias, Griego Souza Mendes, Jackson Santana da Silva, Joane Ribeiro de Souza e um homem identificado como vulgo ‘Kaique’, foram presos nesse domingo (24). Todos suspeitos de integrar uma organização criminosa. Segundo a polícia, cada um dos homens possui uma função distinta dentro da organização.

A prisão ocorreu durante a operação ‘Geminus‘ deflagrada pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), em conjunto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e a 1ª Seccional Sul. Durante a ação, foram apreendidos com os suspeitos sete quilos de entorpecentes, duas armas de fogo e dois veículos.

O titular da DERFV, delegado Cícero Túlio, as equipes da Especializada estavam investigando a participação de um grupo criminoso no roubo de um veículo da Justiça acautelado a um órgão público, ocorrido em 19 de janeiro deste ano, quando foram informados de que a SSP-AM e a 1ª Seccional Sul também estavam investigando a mesma quadrilha, que estaria envolvida em diversos roubos praticados na capital.

“Jackson, Clodoaldo e Cleando eram responsáveis por realizarem os assaltos e recrutarem pessoas para o grupo. Já Joane e Griego eram responsáveis pela receptação dos produtos dos roubos e o desmanche dos veículos,  Kaique subtraía os valores dos cartões de créditos das vítimas por meio de uma maquineta de sua titularidade. Anelina era responsável por guardar todo o material entorpecente”, detalhou o delegado.

Conforme a autoridade policial, dois integrantes seguem foragidos: Arlison de Souza Marinho, o ‘Kiko’, e a namorada dele, conhecida como ‘Estefani’. Segundo Túlio, o restante da quadrilha operava guardando armas e entorpecentes, além de outros materiais roubados.

“Parte dos integrantes já havia participado do roubo de mais de 20 mil dólares e dois veículos em maio do ano passado, quando invadiram uma residência no Conjunto Vieiralves. Eles também participaram do assalto a uma transportadora localizada no bairro Águas Claras, no bairro Cidade Nova, zona norte, no dia 7 de janeiro deste ano”, relatou o delegado.

Durante a ação, as equipes policiais apreenderam sete quilos de maconha e cocaína, dois veículos, duas armas de fogo, um colete balístico e diversas peças de um veículo desmanchado.

O delegado titular da DERFV disse ainda, que durante as investigações, foi descoberto que Clodoaldo responde na Justiça por associação criminosa e que foi considerado culpado por um homicídio qualificado, Jackson já responde na Justiça por associação criminosa e roubo qualificado e Griego possui passagens pela receptação de um veículo roubado.

O grupo  foi encaminhado à Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficará à disposição da Justiça. Eles devem responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, organização criminosa, receptação, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.

Operação ‘Geminus’ 

A operação recebeu esse nome em referência a gêmeos, ou seja, a semelhança do trabalho da DERFV, Seccional Sul e SSP-AM estarem como que irmãos trabalhando em prol da segurança na investigação sobre o caso.