Na manhã desta quinta-feira (26), durante a Operação Patrinus do Ministério Público do Amazonas (MPAM), foi preso o dono do Supermercado Rodrigues, Alexsuel Rodrigues, de 28 anos. Ele está sendo acusado de participar do desvio de R$ 100 milhões nos recursos destinados a Educação no município de Coari, a 364 quilômetros de Manaus.
Ainda foram cumpridos mandados de prisão temporária contra o prefeito de Coari, Adail Filho; o presidente da Câmara Municipal de Coari, Keiton Batista, e o sargento da Polícia Militar, Fernando Lima.
Desde agosto, Alexsuel já estava sendo investigado por ter ganho um terreno ilegalmente pela prefeitura de Coari, durante a gestão de Adail Pinheiro.
O atual prefeito de Coari, Adail Filho, também teve a prisão decretada, chegou a ser considerado foragido mas se entregou nesta manhã na sede do Ministério Público do Amazonas, junto com seu advogado.
De acordo com as investigações, há fortes indícios do envolvimento dos suspeitos na prática de delitos de falsificação de documento particular, falsidade ideológica e corrupção ativa, que apontou desvio nos recursos destinados ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).
O dono do Supermercado Rodrigues é suspeito de ter sido favorecido em seus negócios pelo prefeito do município, além de beneficiar amigos que participavam do esquema. Amigos favorecidos pelo esquema de corrupção chegaram a ser presos junto com Alexsuel.