A 11 dias das eleições, Wilson Lima sobe 3 pontos e amplia vantagem contra Amazonino Mendes

A 11 dias do primeiro turno, uma nova pesquisa eleitoral realizada pelo ‘Perspectiva – mercado e opinião’ – mostra o candidato à reeleição Wilson Lima (União Brasil) na liderança na disputa pelo Governo do Amazonas, com 33,4%. Já Amazonino Mendes (Cidadania) aparece com 23,1%, número menor do que o da pesquisa anterior, onde estava com 24,8%.

Em seguida aparece o senador Eduardo Braga (MDB) com 22,4% (1,5% a menos do que a pesquisa anterior), Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 5,1%, Carol Braz (PDT) aparece com 2,5%, Henrique Oliveira (Podemos) recuou de 2,2% para 1,2%. Essa é a oitava pesquisa que mostra Wilson Lima como o nome preferido ao governo do Estado.

Já com relação à pesquisa espontânea, o atual governador aparece com 23,4% das intenções de voto, Amazonino (Cidadania) permanece em segundo lugar com 17,6%, Eduardo Braga (MDB) está com 15,9% e Ricardo Nicolau aparece com 3,6%. Em relação à pesquisa anterior feita pelo mesmo instituto, brancos e nulos sofreram uma oscilação de 5,8% para 4,7% e os indecisos subiram de 5,6% para 6,9%.

Essa última pesquisa do instituto, realizada no período de 18 a 20 de setembro deste ano e devidamente registrada na Justiça Eleitoral sob o número AM-08091/2022, revela que Wilson cresceu quatro pontos em relação ao último levantamento, divulgado no dia 9 de setembro, quando o atual governador contabilizava 29% na preferência dos entrevistados pela pesquisa.

Na comparação com o primeiro levantamento da Perspectiva, realizado no mês de março, quando Wilson registrava 22% das intenções de votos, o crescimento é de 11%. A pesquisa divulgada hoje ouviu 1.500 pessoas em Manaus e nos 24 maiores colégios eleitorais do Amazonas. A margem de erro é de 2,5%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%.

No último sábado (17), a ‘Pesquisa TV do Amazonas (Ipec)’ para o governo do Amazonas, mostrou o candidato da União Brasil à frente da disputa com 34% contra 26% de Amazonino Mendes e 17% do Senador Eduardo Braga (MDB). Os valores são referentes à pesquisa estimulada.