Alberto Neto questiona medidas de prevenção do coronavírus em presídios brasileiros

Os casos de coronavírus no Brasil e a expectativa de que a doença contamine mais pessoas, o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos/AM) enviou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, um requerimento de informações sobre as medidas de prevenção que estão sendo tomadas para evitar a contaminação pelo Covid-19 em presídios.

No documento, o parlamentar ressalta que o fluxo de pessoas nas unidades é grande, tanto de novos internos quanto de policiais penais, agentes socioeducativos e visitantes. Como medida de prevenção, alguns estados como Minas Gerais e Distrito Federal, cancelaram visitas nos presídios.

Porém, as medidas precisam ser tomadas em todo país, ressaltou o deputado que é presidente da Frente Parlamentar da Câmara que discute melhorias para o sistema prisional.

“Os presídios são locais de confinamento. Um foco da doença causaria um surto muito difícil de controlar. Temos exemplos claros disso em outros países. Em Portugal, o vírus chegou a atingir 50 unidades prisionais, na China foram pelo menos 500 casos de corona em prisões”, explicou o deputado.