Bolsonaro diz na China comunista: “estou em um país capitalista”

Do Metrópoles

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), deu um recado aos eleitores que o questionam sobre a visita à China, que atualmente vive um regime comunista. Na chegada a Pequim, nesta quinta-feira (24), o chefe do Executivo afirmou que veio “a um país capitalista”.

“Eu estou em um país capitalista”, cravou. Bolsonaro disse ainda que o encontro dele com o presidente chinês, Xi Jinping, é algo “normal” e que não vê “problema nenhum” nisso. “Não vim falar sobre questão política da China”, completou.

Segundo o mandatário brasileiro, a visita ao presidente chinês e às autoridades é o “contato necessário” para que o comércio entre os países seja ampliado. “Estou confiante”, comentou.

O presidente esclareceu ainda que mantém uma distância entre a briga econômica envolvendo os Estados Unidos e a China. “Não é briga nossa. Queremos inserir [o Brasil], sem qualquer viés ideológico, nas economias do mundo”, emendou.

“O que for possível para o desenvolvimento do país, faremos”. Questionado se a sinalização de investidores asiáticos mudou com a aprovação da reforma da Previdência no Congresso, Bolsonaro disse que, “no Japão, estavam felizes”: “Fizemos o dever de casa”.

O presidente da República informou ainda que grandes empresas estatais estão sendo mostradas a investidores na China. A situação, de acordo com Bolsonaro, “não tem muita alternativa”.