Bolsonaro “vai perder”, diz Lula em entrevista a jornal francês

SÃO PAULO – “O Bolsonaro perderá e deixará o poder, como deve ser”, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao jornal francês Liberátion nessa quinta-feira (7). Além disso, o líder petista declarou que, após deixar a presidência, Bolsonaro terá que responder na Justiça por “atos arbitrários” cometidos durante o governo.
Na entrevista, que ganhou a primeira página da publicação, Lula disse ainda que “o povo brasileiro vai se encarregar de acabar com esta era de incertezas, para restaurar a plenitude democrática”.

O Libération destaca que, a um ano das eleições, Lula lidera todas as pesquisas contra Bolsonaro, chamado de “presidente de extrema-direita”. À correspondente Chantal Rayes, o ex-presidente afirmou que o capitão “não está em posição de desferir um golpe”. Além disso, não tem credibilidade junto aos brasileiros por “incapacidade política e psicológica”.

“Bolsonaro não é uma pessoa civilizada. Ele não gosta de pobres, nem de indígenas, nem de mulheres, nem de LGBT, nem de sindicatos, nem de democracia”, criticou Lula ao jornal francês.

Nesse sentido, Lula também afirmou que o atual presidente jogou “no lixo” a diplomacia brasileira, comprometendo a imagem do Brasil no exterior. “Tendo olhos apenas para Trump, ele falou mal da China, Rússia, Argentina, Bolívia, Chile … Ele até ofendeu pessoalmente (a primeira-dama francesa) Brigitte Macron”, lembrou o ex-presidente.