Capitão Alberto Neto fiscaliza Hospital Regional de Itacoatiara e traça estratégias para implantação da Guarda Civil Municipal

O deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) fiscalizou o Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara (distante 270 quilômetros de Manaus), e fez reuniões para traçar estratégias de implantação da Guarda Civil Municipal e geração de emprego e renda no município durante viagem realizada neste sábado (27).

O primeiro compromisso do parlamentar no município foi uma visita no hospital regional, que atende pacientes de Covid-19 de Itacoatiara e municípios adjacentes. No local, Alberto Neto constatou melhorias que têm sido implementadas pela Prefeitura após a nomeação do novo diretor da unidade, Dr. André Vasconcelos, como abertura de novos leitos e a instalação de uma usina de oxigênio medicinal.

O médico relatou as dificuldades enfrentadas pela equipe de profissionais no atendimento dos pacientes de Covid-19, sobretudo, pelo equipamento de tomografia que está quebrado e o centro de diagnósticos laboratoriais da unidade hospitalar que estão defasados. O diretor apontou ainda que o hospital precisa de especialistas para ajudar no tratamento e reforçou a necessidade de implantação de leitos de UTI.

Alberto Neto falou sobre o Projeto de Lei 210/2021, de sua autoria, que determina a criação de leitos de UTI em cidades com mais de 50 mil habitantes para desafogar os hospitais das capitais e regiões metropolitanas. A medida poderá ser implementada em Itacoatiara, que tem 102 mil habitantes e é considerada uma cidade polo, recebendo pacientes de municípios próximos que não possuem unidades hospitalares.

“A direção da unidade tem muitos projetos para o futuro, aos quais deixei meu compromisso de buscar apoio e recursos. O município precisa urgentemente modernizar seu centro de diagnóstico laboratorial e de imagem, que tem mais de 30 anos de uso e substituir o tomógrafo do hospital que está quebrado. Além disso, a unidade carece de especialistas, demanda que pode ser resolvida com uso da telemedicina. Como vice-líder do Governo Bolsonaro, irei atrás dos programas e recursos para implantação e melhorias para o hospital que atende pacientes de Itacoatiara e municípios adjacentes”, disse.

Criação da Guarda Municipal
Com mais de 102 mil habitantes, o município de Itacoatiara, na Região Metropolitana de Manaus, vive os efeitos do aumento da criminalidade e baixo efetivo policial. Para reforçar a segurança nas ruas a criação de uma Guarda Civil é fundamental para colaborar com os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar do Amazonas.

Por isso, o deputado Capitão Alberto Neto foi até o município para traçar estratégias para implantação da guarda municipal em apoio aos esforços do vereador Dibi Barbosa. O deputado levou o vereador e o prefeito de Itacoatiara, Mário Ibrahim, para conhecer o comandante do 2º BPM, Coronel Beckman, a fim de realizar uma atividade conjunta entre Prefeitura e PM para treinamento dos novos guardas.

“Visitei o 2º BPM, onde reencontrei o comandante Coronel Beckman, que comanda toda essa área de Itacoatiara e municípios adjacentes e sabe bem a realidade vivida pelas forças de segurança nessas localidades. Nosso prefeito Mário Ibrahim se comprometeu em abrir um processo seletivo para contratação de 80 guardas, que serão treinados e preparados pela Polícia Militar para atuar nas ruas auxiliando o trabalho policial”, anunciou.
Após o encontro com os policiais, o deputado se reuniu com um grupo de homens e mulheres que tem interesse em participar da seleção para atuar como guardas municipais. Na reunião, o prefeito pode informar que tão breve seja organizado pela Prefeitura, será aberto um processo de contratação da mão de obra.

Emprego e Renda
Para fechar com sucesso a viagem realizada a Itacoatiara, o deputado fechou uma parceria com a vereadora Renata do Sindicato Rural, que trabalha em prol das comunidades e dos trabalhadores rurais do município.

“Conversamos sobre diversas demandas das comunidades dentro e fora da sede do município de Itacoatiara. Fechamos uma aliança que, tenho certeza, dará grandes frutos no futuro. Vamos olhar para as comunidades rurais e apoiar a produção rural, a agricultura familiar e ajudar essas famílias que se sustentam e movimentam a economia de Itacoatiara com muito esforço e dedicação”, concluiu.