Casa de Carla Zambelli é alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal

A Polícia Federal cumpre mandados contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP) e Walter Delgatti Neto, conhecido como hacker da Vaza Jato, na manhã desta quarta-feira (2/8).

Delgatti é alvo de um mandado de prisão e já foi preso em São Paulo, enquanto Zambelli é alvo de busca e apreensão. De acordo com a PF, a operação, chamada de 3FA, tem como objetivo esclarecer a invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e na inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).

Segundo a PF, estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva no estado de São Paulo e três mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, além de análise do material apreendido.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse pelo Twitter que os mandados judiciais são relativos a invasões ou tentativas de invasões de sistemas informatizados do Poder Judiciário da União, no contexto dos ataques às instituições.

Ainda segundo a Polícia Federal, os crimes apurados ocorreram entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023, quando teriam sido inseridos no sistema do CNJ e, possivelmente, de outros tribunais do Brasil, 11 alvarás de soltura de indivíduos presos por motivos diversos e um mandado de prisão falso em desfavor do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Em julho, Walter Delgatti Neto disse, em depoimento à Polícia Federal (PF), que Carla Zambelli pediu para que ele invadisse as urnas eletrônicas ou a conta de e-mail e telefone do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Correio Brasiliense.