Cenários de 2º turno apontam empate técnico entre David Almeida e Roberto Cidade; confira os dados na íntegra!

Com apenas seis dias para a eleição, o cenário eleitoral manauara se mostra cada vez mais definido, com David Almeida (Avante) e Roberto Cidade (União Brasil) confirmados como os principais candidatos a disputarem o segundo turno.

A briga agora se concentra pela terceira colocação, entre Capitão Alberto Neto (PL) e Amom Mandel (Cidadania), que se encontram em uma disputa acirrada, com uma diferença de apenas 0,4 ponto percentual.

Mesmo com a proximidade da eleição, a tentativa de Alberto Neto de alavancar sua campanha com a visita de Jair Bolsonaro, no último sábado (28), foi considerada um verdadeiro fiasco.

FIASCO

O segundo evento promovido pelo candidato também foi bem abaixo do esperado e, ao invés de fortalecer sua posição, pode ter surtido o efeito oposto.

O evento soou como um “tiro no pé” e não deve interferir significativamente nos números da reta final.

DEBATE

Agora, todas as atenções se voltam para o último debate, que será realizado no próximo dia 03 pela Rede Amazônica (TV Globo), o mais relevante da campanha.

É a última grande oportunidade de atrair o eleitorado ainda indeciso e tentar uma última arrancada para mudar o panorama da disputa. Porém, como bem sabemos, na política tudo pode acontecer — inclusive nada.

E a tendência é que o cenário permaneça exatamente como está.

NOVA PESQUISA

O levantamento mais recente do Direto ao Ponto Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (30), reforça essa polarização entre David Almeida (34,4% das intenções de voto) e Roberto Cidade (22,6%), confirmando que ambos os candidatos devem seguir para o segundo turno.

Capitão Alberto Neto (15,3%) aparece logo atrás, ultrapassando Amom Mandel (14,9%) em uma disputa acirrada pelo terceiro lugar, com ambos os candidatos separados por uma margem estreita de votos.

TURMA DE BAIXO

Ainda na pesquisa estimulada, Marcelo Ramos registra 5,2%, seguido por Wilker Barreto (0,9%) e Gilberto Vasconcelos (0,2%).

Além disso, 2,9% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder, enquanto 3,6% afirmaram que pretendem votar em branco ou anular.

VOTOS VÁLIDOS

Quando consideramos apenas os votos válidos, David Almeida chega a (36,8%) e Roberto Cidade aparece com (24,2%).

Capitão Alberto Neto e Amom Mandel continuam em disputa acirrada, registrando 16,4% e 15,9%, respectivamente.

Marcelo Ramos mantém 5,6%, Wilker Barreto fica com 0,9% e Gilberto Vasconcelos aparece com 0,2%.

No cenário espontâneo, onde o nome dos candidatos não é apresentado aos eleitores, David Almeida segue na frente com 30,4% das intenções de voto, enquanto Roberto Cidade mantém 16,0%.

Amom Mandel registra 10,8% e Capitão Alberto Neto tem 8,8%.

Ramos, Wilker e Gilberto surgem com percentuais menores, enquanto 29,6% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar, e 1,9% declararam voto em branco ou nulo.

VOTOS CONSOLIDADOS

Entre os eleitores entrevistados, 64,5% disseram que o voto está decidido.

Os indecisos são 33,7%, que disseram que ainda podem mudar de candidato. 1,8% não souberam opinar.

EMPATE TÉCNICO

No cenário de segundo turno entre David Almeida e Roberto Cidade, ambos aparecem tecnicamente empatados.

David soma 46,2% e Cidade 39,3%, com uma diferença de 6,9 pontos percentuais. Votos brancos e nulos somam 12,3%, enquanto 2,2% dos entrevistados não souberam responder.

DISTÂNCIA

Já nos cenários de segundo turno entre David e Alberto Neto, assim como David contra Amom, o prefeito abre uma distância significativa.

Contra Alberto Neto, David aparece com 52,2%, enquanto Alberto Neto registra 33,1%, uma diferença de 19,1 pontos percentuais.

Contra Amom, David atinge 55,1% das intenções de voto, enquanto Amom marca 31,4%, uma diferença ainda maior, de 23,7 pontos percentuais.

DADOS DA PESQUISA ELEITORAL

Realizada entre os dias 24 e 27 de setembro, a pesquisa entrevistou presencialmente 830 eleitores de Manaus, cobrindo as seis zonas eleitorais da capital.

Com uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais e um grau de confiança de 95,5%, o levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09622/2024. Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra: Direto ao Ponto Pesquisas – Prefeitura de Manaus