‘China tem artefatos militares na Venezuela mirando para Manaus’, diz Ciro Gomes em entrevista

 

Na última quinta-feira (21), o candidato a presidente do Brasil pelo PDT, Ciro Gomes declarou que Manaus estaria no alvo do poderio bélico da China instalado na Venezuela.

Segundo ele, chineses estariam na Venezuela porque Pequim começou a desconfiar das “maluquices” do governo de Jair Bolsonaro (PL) e estaria “infeliz com a política externa brasileira”.

Esses equipamentos, conforme Ciro, seriam “mais eficazes do que qualquer estrutura dissuasória de defesa brasileira”.

“Por que o Bolsonaro ganhou as eleições na Amazônia? Porque ele destruiu todas as estruturas de comando e controle na área. Acabou com o ICMBio, com a Funai, com o Ibama e desmontou o Exército, a Polícia Federal, a Marinha, ninguém pode fazer nada… Isto é uma imprudência, porque de verdade a humanidade está se preocupando com as mudanças climáticas, mas há protecionismo sustentando argumento ambiental para restringir as exportações brasileiras em proteínas. Isso vai entrar na China proximamente”, declarou.

“A China está muito infeliz com a política externa brasileira, com as coisas que o Bolsonaro andou fazendo. Eu leio os documentos deles. Eles estão anunciando autonomia em relação a proteínas vegetais em cinco anos. Eles fazem planos e cumprem”, emendou.

“Estão ensinando Angola a plantar soja, estão com artefatos militares na Venezuela, aqui do lado, mais eficazes do que qualquer estrutura dissuasória de defesa brasileira com mira em Manaus, porque começaram a desconfiar das maluquices da nossa governança brasileira”, completou.