Conselheira do TCE-AM, Yara Lins se prepara para se tornar primeira mulher a comandar autarquia

A conselheira do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE), Yara Lins será empossada no dia (1) de dezembro como presidente da autarquia. A cerimônia ocorrerá no Teatro Amazonas.

Yara é conhecida pela sua perseverança e dedicação que fizeram com que ela se tornasse, em 2017, a primeira mulher na presidência do TCE.

Pela segunda vez o trabalho e persistência em provar à sociedade que o lugar da mulher também é no poder. Yara Lins passou a maior parte da sua vida, especificamente 49 anos, servindo ao TCE, onde iniciou como taquígrafa em 1975. Desde então, Yara Lins passou por diversos cargos até ser empossada como conselheira em 2014. Sua primeira gestão como presidente, em 2017, foi marcada por modernização e atualização dos serviços, incluindo a inauguração de um dos data centers mais avançados da Região Norte. Além disso, a conselheira Yara Lins se destacou pela valorização e cuidado com os servidores do Tribunal, realizando melhorias na qualidade de vida dos funcionários, como a reestruturação do setor médico no órgão.  Inclusive vale ressaltar que a presidente-eleita é considerada madrinha dos aposentados no TCE-AM.

O mandato de Yara Lins dos Santos para o biênio 2024-2025 será acompanhado pelo vice-presidente conselheiro Luis Fabian, pelo Corregedor-Geral conselheiro Josué Cláudio, pelo Ouvidor-Geral conselheiro Mário de Mello e pelo coordenador-geral da Escola de Contas Públicas conselheiro Júlio Pinheiro.