David Almeida chama juventude para construção de políticas públicas em Manaus

O presidente do partido do Avante no Amazonas, David Almeida, chamou a juventude amazonense para participar da construção da proposta do plano de governo da legenda para Manaus, a ser apresentada nos próximos anos. O convite foi feito na noite desta quinta-feira (17), durante o lançamento do primeiro núcleo Avante Jovem do Brasil, que reuniu mais de 500 jovens de diversos segmentos em Manaus na casa de eventos Beer Dance, bairro Praça 14, Zona Sul.

Durante o evento, David apresentou aos convidados a diretoria do Avante Jovem, que atuará com o objetivo de organizar a agenda da construção de propostas de políticas públicas para o segmento jovem que serão inseridas no plano estadual do partido. O plano servirá como diretriz da legenda para a eleição municipal de 2020. “É de fundamental importância a participação da juventude na construção de ideias e propostas, não só para o segmento que precisa de mais atenção do poder público, mas também para todas as áreas da cidade”, disse.

David Almeida disse que o Avante Jovem é uma porta para ampliar a participação do jovem na política de Manaus e do Amazonas. Para ele, a juventude precisa de mais espaço no ambiente político da cidade e do Estado, como forma de os poderes públicos ouvirem as demandas do segmento e agregar valor nos seus investimentos. “Os jovens são armazéns de ideias. O Avante Jovem será o espaço do partido para que os mais diversos grupos de jovens apresentarem e defenderem as suas demandas no mais diversos segmentos, como o social, educacional, saúde, até mesmo no âmbito do empreendedorismo”, disse.

Ex-deputado e ex-governador do Amazonas, David, que assumiu o Avante no Amazonas em maio deste ano, disse que o núcleo partidário da juventude será o primeiro Avante Jovem da legenda no país. Ele contou que apresentará a proposta como experiência de sucesso, em reunião nacional do partido em Salvador (BA), no mês de novembro deste ano. “Esse é o primeiro Avante Jovem do partido do Brasil, e nós levaremos a ideia para o diretório nacional do Avante. É responsabilidade nossa mostrar que a ideia da forma como pensamos deve acontecer em todos os diretórios estaduais do Avante no país”, comentou.

O coordenador do Avante Jovem, o perito judiciário Marinho Santos, disse que o núcleo iniciará ainda neste ano uma agenda de debates para começar a reunir todos os segmentos de juventude de Manaus, para pensar a cidade junto com o partido. Ex-coordenador do ministério jovem arquidiocesano da Igreja Católica de Manaus, movimento da Renovação Carismática, Marinho afirmou que o Avante Jovem não vai ficar parado como núcleo de um partido. “Vamos aproveitar o espaço para mostrar que a participação política do jovem é importante, porque as soluções das políticas públicas nascem no meio político”, observou.

Marinho disse que o núcleo servirá para o fortalecimento da presença dos jovens amazonenses nas discussões políticas municipais e estaduais. “A presença do jovem na política precisa se fortalecer em Manaus. A criação desse núcleo no partido Avante é uma boa oportunidade para inserir a juventude nos debates sobre a cidade com a linguagem do segmento. O jovem precisa ter essa liberdade de expressão e dar o seu grito como jovem”, avaliou.

A empresária Rayana Pinho, 27, que participou do lançamento do Avante Jovem, disse que os jovens amazonenses precisam de mais oportunidades para mostrar que podem colaborar nas decisões políticas. Para ela, que é uma jovem empreendedora, o Avante no Amazonas não vai fazer diferente.