Deputado Capitão Alberto Neto sugere ao Presidente da Caixa Econômica que seja implantada uma agência física da caixa em Barcelos-AM

Por meio de requerimento de indicação, o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) sugeriu ao Presidente da Caixa Econômica Federal a implantação de uma agência física da Caixa Econômica no município de Barcelos, interior do Amazonas distante 399 km da Capital Manaus.

O Município de Barcelos possui 27.772 habitantes e ainda não possui agência da Caixa. Barcelos é um município que tem um grande fluxo de turistas durante o período da pesca desportiva e para o deputado o pedido é essencial para o desenvolvimento e fortalecimento das atividades econômicas da região _”A cidade é um importante pólo turístico. Por ser cercada de águas, um de seus principais atrativos turísticos é a pesca desportiva além de seus magníficos parques de conservação. Estes atrativos geram em torno de R$ 70 milhões de reais por ano. Este pedido também ajudará a população a ter acesso a serviços bancários tais como: saques de benefícios, abertura de contas, pagamento de boletos, transferências, financiamento habitacional e de veículos, dentre outros”_. Disse.

Ainda segundo o deputado, _”A Caixa é o principal agente financeiro das políticas públicas do Governo Federal, estando à frente dos mais importantes programas, como o Auxílio Emergencial, o Casa Verde Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida e o Auxílio Brasil (substituto do Bolsa Família), seguro defeso e por isso é tão importante uma agência física no município”_. afirmou o deputado.

 

*Tramitação*

O requerimento foi encaminhado ao ministério da economia e segue tramitando no órgão.

*Barcelos*

Cidade do interior do interior do Amazonas, distante 399 quilômetros de Manaus é um dos principais destinos do ecoturismo no Amazonas.

A região que compreende os municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira e concentra cerca de 50% do volume da pesca esportiva do Amazonas. Barcelos é responsável por 90% das atividades do segmento, possuindo empreendimentos e operações turísticas especializadas nessa atividade.

Por ano, a estimativa é que uma temporada turística, que geralmente ocorre entre os meses de setembro e fevereiro, movimente R$ 67,2 milhões na economia local. Os dados se referem ao ano de 2019 e 2020. O levantamento aponta que a cadeia turística local gere cerca de 700 empregos. Fonte. Site Amazonastur