terça-feira, 29, setembro, 2020
Deputado solicita informações sobre venda de campos de exploração de petróleo e gás no Amazonas

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Brasília – A Petrobras divulgou a abertura dos campos de exploração de petróleo e gás natural do Polo Urucu, na bacia do Solimões, localizada no interior do Amazonas, para investimentos da iniciativa privada. A estatal informou que pretende dar continuidade a estratégia de priorização de ativos em águas profundas e ultraprofundas, abrindo mão de localidades onde mantém instalações ociosas.

A fim de saber mais detalhes sobre a viabilização de acesso a infraestrutura de processamento e produção instaladas pelas Petrobras e referente a atuação do Governo Federal quanto a oferta de áreas licitadas, o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos/AM) protocolou um requerimento de informações no Ministério de Minas e Energia.

O pedido do deputado pretende esclarecer como o Ministério está atuando para garantir que todas as áreas licitadas anteriormente no estado do Amazonas sejam ofertadas. O parlamentar também pediu esclarecimentos sobre a viabilização de acesso a infraestrutura nos campos de produção para que as empresas não precisem fazer investimentos vultuosos, já que haviam áreas ociosas.

“O Campo do Azulão, no Amazonas, ficou 20 anos ocioso sob o monopólio da Petrobras, que não realizou nenhum investimento. Até que uma empresa privada adquiriu os direitos para exploração e liquefação do gás, permitindo um projeto integrado entre Amazonas e Roraima. Um projeto extremamente importante para o desenvolvimento da região”, ressaltou.

Alberto Neto defende que uma política energética coerente têm potencial para alavancar o desenvolvimento da indústria no interior do Amazonas. O deputado cita ainda o exemplo de uma empresa russa que detém áreas de exploração de gás natural na bacia sedimentar no rio Solimões e que se torna potencial interessada na infraestrutura da Petrobras.

“No passado, a falta de regras e parâmetros coerentes para otimização da exploração do potencial produtivo da região impediu tratativas entre as duas empresas. O que poderia ter beneficiado nossa região. A abertura para investimentos no Amazonas será fundamental para o progresso no interior do nosso estado garantindo verba para investimentos em áreas importantes para o Amazonas como saúde, educação e segurança”, concluiu o deputado.

Leia Também

Siga nossas mídias sociais

redacao@portaldacapitalam.com.br

(92) 99514-1517

Portal da Capital Am

Informação com Credibilidade

Copyright © Todos os direitos reservados.