Documento com mais de 23 mil assinaturas pede investigação contra Joana Darc

Na manhã de sexta-feira (15), ativistas e membros da sociedade civil estiveram na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para protocolar um pedido de investigação por quebra de decoro parlamentar com mais de 23 mil assinaturas contra a deputada estadual Joana Darc (União Brasil). O documento será encaminhado à Comissão de Ética da Aleam.

O protocolo feito pelos ativistas denuncia a deputada por uma série de supostas infrações, incluindo invasão à sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) em Manaus, transmissão do ato pelas redes sociais, convocação para manifestação, assédio e ameaças a funcionários, violação de bem público, disseminação de fake news sobre remédios e vacinas e prejuízo ao tratamento de animais silvestres internados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Com base o abaixo-assinado, Joana Darc teria cometido uma “série de ações orquestradas, não autorizadas e violentas com animais, servidores públicos federais e seu patrimônio”, ocorridas nos dias 29 e 30 de abril deste ano, quando se envolveu em polêmica com o influenciador digital, Agenor Tupinambá e a capivara Filó. A reportagem tentou contato com a deputada estadual, por meio da assessoria, mas não obtivemos retorno. O espaço segue aberto para manifestações.