Durante jantar do MDB, Lula diz ser “mais cristão” que Bolsonaro; entenda

Em jantar com senadores, ocorrido na segunda-feira (11), em Brasília, o ex-presidente Lula (PT) disse ser “mais cristão que Bolsonaro”. A afirmação ocorreu após ser questionado por senadores do MDB sobre como uma declaração dele sobre o aborto, na semana passada, repercutira mal junto ao eleitorado. “Eu sou contra, mas não vou fugir da discussão”, afirmou o pré-candidato do PT sobre o tema.

Na semana passada, o ex-presidente afirmou que o aborto era uma questão de saúde pública, a que todos deveriam ter direito. A declaração foi considerada um erro, do ponto de vista de estratégia eleitoral no próprio PT, uma vez que Lula tem de conquistar um eleitor de centro que é contra o aborto e que, em 2018, esteve com Bolsonaro justamente em razão da pauta de costumes.

Lula citou o fato de integrantes da família Bolsonaro terem criticado a sua liberação para o velório de seu neto, que morreu enquanto ele estava preso em Curitiba, e também a disputa de Carlos Bolsonaro contra a própria mãe, Rogéria, por uma cadeira no legislativo municipal do Rio. “Isso é ser cristão?”, teria questionado, segundo relato dos presentes.

No encontro, o petista também disse aos presentes que não se furtará a discutir com Bolsonaro o tema da corrupção, tendo em vista que o mesmo tentou impedir as investigações envolvendo os seus filhos no Ministério Público. “Até coroinha eu fui”, afirmou o ex-presidente, arrancando risos dos demais comensais.