Eleições: “Todos os brasileiros respeitarão os resultados”, diz Moraes

Em sessão extraordinária no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para julgar os pedidos de resposta das campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), o presidente da Corte, Alexandre de Moraes, defendeu o sistema eleitoral brasileiro.

Conforme publicado pelo Metrópoles, “Temos absoluta certeza de que domingo será um dia de festa. A festa da democracia, da festa da escolha popular, do respeito à escolha popular”, disse.

“Temos certeza que todos os 156 milhões de brasileiros, após a proclamação do resultado, respeitarão o resultado das eleições”, completou Moraes.

A declaração vem em meio ao aumento de ataques ao sistema eleitoral brasileiro, principalmente por apoiadores do atual presidente. Ele faz acusações desde que assumiu o comando do Palácio do Planalto. O mandatário acusa, sem provas, que urnas são passíveis de fraude. Em ocasiões passadas, o próprio TSE pediu que o presidente apresentasse provas de suas acusações, o que nunca foi feito.

Moraes afirmou fez a defesa do sistema eleitoral durante sessão em que as campanhas de Lula e Bolsonaro abriram mão de todos os direitos de respostas com pedidos de inserções na televisão ainda não julgados pelo TSE. O plenário aprovou o acordo por unanimidade.