Em audiência na Câmara, parlamentares do AM criticam Paulo Guedes

A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (11) uma audiência para debater questões relacionadas a Zona Franca de Manaus (ZFM) e ao Sínodo da Amazônia, evento que será realizado em outubro, no Vaticano, presidido pelo papa Francisco.

O evento tinha como principal objetivo convencer a igreja católica a debater a importância da Zona Franca para a preservação da Amazônia. Porém a audiência também serviu para que os parlamentares lançassem suas críticas contra o ministro da Economia, Paulo Guedes.

O senador Plínio Valério (PSDB) disse que Guedes tem obsessão pela ZFM. O deputado Bosco Saraiva (SD-AM) chamou o ministro de boquirroto e ironizou que ministro tem fetiche pela Zona Franca.

Saraiva disse ainda que o confronto com o ministro vai exigir muita luta dos parlamentares amazonenses. E disse ainda que espera do ministro propostas para geração de emprego para o país. “Até agora o que nós ouvimos foi reforma de imposto e criação de novos”, afirmou o deputado referindo-se à CPMF.

Durante uma palestra em Fortaleza (CE), na quinta-feira (5), o ministro falou a empresários que o modelo da Zona Franca é ruim e custava bilhões aos cofres públicos. Esta foi mais uma das investidas do ministro contra o modelo da ZFM, declarações que causam revolta nos parlamentares amazonenses.