O ex-senador Magno Malta (PL) está em Manaus desde quarta-feira (26), quando participou de uma live com o pastor Renê Terra Nova. Através de stories do Instagram Malta compartilhou o depoimento de duas pessoas que afirmavam ser a favor do tratamento precoce e do uso da cloroquina e ivermectina. Vale ressaltar que esses medicamentos não possuem eficácia comprovada no tratamento da covid-19.
Com base na entrevista que fez com essas 2 pessoas, o ex-senador afirmou que “o povo de Manaus pensa diferente”, ao mostrar os entrevistados sendo a favor dos medicamentos. Antes de gravar com os manauaras, ele perguntou quem já havia tomado os medicamentos, fazendo o incentivo para que as pessoas realizassem o tratamento precoce contra covid.
Por fim, Magno Malta se intitulou de “capitão cloroquina”. Um dos entrevistados nas gravações é amigo do ex-senador e o outro, um pastor. No entanto, mesmo que eles façam o uso desses medicamentos, a amostragem para esse tipo de afirmação não caracteriza pesquisa estatística sobre a opinião dos manauaras, já que a cidade é estimada em 2 milhões de habitantes, de acordo com o IBGE.