“Equivocada e perigosa”, diz Confederação Israelita sobre fala de Lula

Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter subido o tom nesta segunda-feira (13/11) e equiparado que as ofensivas de Israel na Faixa de Gaza como tão graves quanto o terrorismo do Hamas e dizer que o país “está matando inocentes sem nenhum critério”, entidades israelenses criticaram o posicionamento do petista. Em nota, a Confederação Israelita do Brasil (Conib), apontou a fala do presidente Lula como “equivocada e perigosa”.

Conforme o Correio Brasiliense, “Desde o começo dessa trágica guerra, provocada pelo mais terrível massacre contra judeus desde o Holocausto, Israel vem fazendo esforços visíveis e comprovados para poupar civis palestinos, pedindo que eles se desloquem para áreas mais seguras, criando corredores humanitários, avisando a população da iminência de ataques. O Hamas, por outro lado, se esconde cínica e covardemente atrás das mulheres e crianças de Gaza. A morte desses civis palestinos é uma arma importante da estratégia do Hamas, uma estratégia que o próprio grupo terrorista reconhece que pratica”, apontou.

A Conib ressaltou que “além de equivocadas e injustas, falas como essa do presidente da República são também perigosas ao estimular entre seus seguidores uma visão distorcida e radicalizada do conflito, no momento em que os próprios órgãos de segurança do governo brasileiro atuam com competência para prender rede terrorista que planejava atentados contra judeus no Brasil”.

Já o escritório brasileiro da ONG israelense StandWithUs chamou de “graves e inverídicas” as declarações.