
O secretário de Estado do governo Donald Trump, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18), por meio de sua conta na rede X, que os vistos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de seus aliados na Corte e de seus familiares foram cancelados, com aplicação imediata.
Rubio afirmou que Trump deixou claro que seu governo “vai responsabilizar estrangeiros que promovem censura contra a liberdade de expressão protegida nos Estados Unidos”.
“O ministro do STF do Brasil, Alexandre de Moraes, está por trás de uma perseguição política a Jair Bolsonaro, criando um ambiente de censura tão amplo que, além de ferir direitos fundamentais dos brasileiros, ultrapassa as fronteiras e atinge cidadãos americanos”, declarou o secretário.
Segundo Rubio, a revogação de vistos atinge Moraes, ministros aliados no Supremo e parentes diretos.
A decisão ocorre no mesmo dia em que Moraes determinou medidas restritivas contra Bolsonaro, incluindo uso de tornozeleira eletrônica, restrição de circulação e proibição de contato com embaixadas e diplomatas. Nesta sexta, o ex-presidente também foi alvo de buscas e apreensão da Polícia Federal e teve o contato com o filho, Eduardo Bolsonaro, proibido por ordem do STF.


