Ex-ministro do STF Joaquim Barbosa diz que jamais aceitaria ser vice na chapa de Sergio Moro

Brasil – O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa (PSB) foi procurado por Sergio Moro (Podemos) para discutir o cenário eleitoral de 2022. Ele disse que vai conversar, mas avisou a aliados que jamais toparia ser candidato a vice-presidente do ex-juiz.

Barbosa disse a pessoas próximas que o desempenho eleitoral de Moro tem um “teto” que impedirá o ex-juiz de chegar ao segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto este ano.

O ex-ministro avalia que Moro deveria mesmo era ser candidato ao Senado, disputa na qual ele acredita que o ex-juiz teria mais chances de vitória.

O desempenho de Moro nas pesquisas é muito baixo. Barbosa acha que, para ser competitivo, ele deveria ter um percentual maior.

Críticas a aliados

Barbosa também tem críticas às companhias de Moro, principalmente os militares e antigos procuradores da Lava Jato.

Para ele, com esses aliados, o ex-juiz vai “manter a sombra autoritária” e não conseguirá resolver os problemas emergenciais do Brasil, como a desigualdade e a crise entre as instituições democráticas.

O ex-ministro do STF voltou ao Brasil de viagem à Europa ainda no final de dezembro. O encontro entre ele e Moro, no entanto, ainda não tem data para acontecer.

Fonte: Revista Fórum