Genial/Quaest: Lula tem 52% dos votos válidos, contra 48% de Bolsonaro

O último levantamento Genial/Quaest antes do segundo turno das eleições indica que a diferença da intenção de voto entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual chefe do Executivo e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) diminuiu. Em votos válidos Lula registra 52% e o presidente Jair Bolsonaro 48% — situação de empate técnico no limite da margem de erro de dois pontos percentuais.

Em relação à sondagem anterior, a distância entre os candidatos em votos válidos diminuiu de seis para quatro pontos percentuais. A métrica dos votos válidos é a mesma adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições, onde brancos e nulos são desconsiderados.

Essa é a menor variação registrada pelo instituto desde o início da campanha. Em votos totais, a pesquisa também mostra uma situação de empate técnico. Neste cenário, Lula tem 46% e Bolsonaro 43%, com 5% de indecisos e 6% de votos brancos e nulos. A principal variação na pesquisa foi na região Sudeste, onde Bolsonaro abriu 10 pontos percentuais de diferença. Na quarta-feira (26/10), a vantagem do presidente era de três pontos percentuais.