Investigado por desvio de verbas, Nonato Lopes quer ser novamente prefeito de Iranduba

Iranduba – Raymundo Nonato Lopes que já foi prefeito do município de Iranduba entre 2008 a 2012, quer novamente ser chefe do executivo municipal da cidade e já se lançou com pré-candidato para eleições municipais em 2020.

O principal questionamento que vem amente do eleitor de Iranduba é: se Nonato tivesse feito uma boa gestão, teria conseguido reeleição no ano de 2016, mas foi derrotado.

A seguir, o Portal da Capital irá relembrar de algumas das investigações envolvendo o nome de Nonato no período em que ele esteve a frente da prefeitura de Iranduba.

Em 2013 a Controladoria-Geral da União durante a 36ª etapa do Programa de Fiscalização, apontou uma série de irregularidades na aplicação de recursos federais no município de Iranduba.

A principal acusação era que na administração de Nonato Lopes, o executivo municipal falhou na aplicação de recursos federais com a falta de aplicações de verba, desvio de finalidade, retirada de dinheiro de contas exclusivas da educação e saúde sem comprovação para onde o dinheiro ia.

Outros processos

  • Omissão no dever de prestar contas dos recursos repassados através do Programa Brasil Alfabetizado-BRALF/2004, firmado entre Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE e Município de Iranduba/AM.
  • Contrato de Repasse 0266.294-69/2008 – Siafi 636722 – firmado entre Ministério das Cidades/Caixa Econômica Federal e Iranduba.
  • Programa de Proteção Social Básica-PSB e Programa de Proteção Social Especial-PSE, exercícios de 2006 e 2007, firmados entre Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e município de Iranduba/AM.
  • Convênio CV 1.651/2008 – Siafi 702753 – firmado entre Ministério do Turismo e Município de Iranduba/AM
  • Irregularidades na execução do Convênio 544/2008(SIAFI 632056), celebrado entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura de Iranduba/AM, tendo por objeto a implantação do projeto intitulado “XXV Festival Folclórico de Iranduba-AM”.
  • MPF solicita informações acerca de eventual existência de procedimento de Tomada de Contas Especial, com o fim de apurar desvio de finalidade na aplicação de recusos públicos federais destinados ao Programa “Saúde da Família” e da rede básica de saúde, no Município de Iranduba/AM, entre os anos de 2011 a 2012, sob a responsabilidade do ex-prefeito Raymundo Nonato Lopes.