Lava Jato: Operação da PF mira os senadores Eduardo Braga e Renan Calheiros

Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta terça-feira (05), uma série de mandados de busca e apreensão e de sequestro de bens autorizados pelo ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre seus alvos os senadores Renan Calheiros (MDB) e Eduardo Braga (MDB-AM), além do ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União (TCU). As informações são do Blog Radar, da revista Veja.

Ainda segundo o site, a operação mira autoridades com foro privilegiado em razão de uma investigação em curso perante o STF. A PF afirmou, em nota, que não dará detalhes da ação desta terça. “Atendendo às determinações do Ministro Luiz Edson Fachin, que assina as ordens judiciais, a Polícia Federal informa que não realizará qualquer divulgação das ações realizadas desde as primeiras horas da manhã”.

Procurado pela imprensa, o gabinete do senador Renan Calheiros afirma que ele foi convocado para prestar depoimentos e negou haver movimentação policial no local.

Já o senador Eduardo Braga, no Twitter, publicou uma intimação para comparecer à sede da PF para prestar depoimento, mas como sendo algo previamente agendado.  “Permaneço à disposição da Justiça e da verdade”.

Veja a convocação da PF para Braga

https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2019/11/05043338/22F9087D-B64F-4213-A280-A181A8A5A01E.png

Leia na íntegra a nota emitida pelos advogados de Eduardo Braga:

“O senador Eduardo Braga recebeu esta manhã uma solicitação do Delegado Bernardo Amaral para prestar esclarecimentos no inquérito 4707 (STF). Já estabeleceu contato para ajustar a data. O senador sempre se colocou à disposição para colaborar com qualquer investigação. A cobertura midiática de hoje, talvez por sensacionalismo, talvez por desinformação, menciona fato que simplesmente não existiu, na medida em que nenhuma medida de busca e apreensão foi realizada na residência ou em qualquer outro endereço do senador Eduardo Braga.”

Por : José Alberto Simonetti e Fabiano Silveira